Plantão!

Correntistas podem pagar menos por serviços bancários

Muitas das taxas que aparecem no extrato, são referentes a serviços que muitas vezes o correntista nem usa. Saiba que você pode manter uma conta básica, sem pagar esses valores adicionais.

É difícil encontrar quem saiba quanto gasta por mês com tarifas bancárias.
“Não tenho nem idéia”, diz uma senhora.
“Eu só sei a taxa de manutenção da conta corrente”, diz uma garota.
“Tem muitas coisas que eles vão embutindo ali, só colocam em siglas, em número, que você nunca acaba sabendo”, diz um senhor.

Mas quem só usa o banco para as operações mais comuns, pode movimentar a conta sem pagar pelos serviços.
Há mais de um ano, o Banco Central determinou que as instituições financeiras são obrigadas a oferecer alguns serviços sem cobrar do correntista.
A conta de serviços essenciais, que sai de graça para o consumidor, dá direito a:
– Cartão de débito;
– Dois extratos mensais no caixa eletrônico;
– Quatro saques por mês;
– Dez folhas de cheque
– Duas transferências de dinheiro no mesmo banco por mês;
– Compensação de cheque;
– E consultas pela internet;

O Instituto de Defesa do Consumidor fez um teste: abriu nos dez maiores bancos do país, contas normais pagando um pacote de serviços.
Depois de alguns meses tentou transformar as contas para ter apenas os serviços essenciais que são gratuitos. Descobriu que os bancos dificultam essa mudança a que todo consumidor tem direito.
Para a coordenadora da pesquisa há uma explicação para esse tipo de conta que fica meio escondida do consumidor.
“A abertura de conta com serviços essenciais, como não tem a receita de tarifa, então o banco não tem interesse em divulgar essa alternativa de opção para o consumidor”, comenta.
A economista sugere que mesmo diante de uma negativa do banco, o consumidor deve insistir. “O consumidor tem que exercer o seu direito a informação e procurar os seus direitos; todos esses serviços estão disponíveis ao consumidor no mercado; ele pode exercer o seu direito de ter a sua conta corrente convertida em serviços essenciais”, declara.
A Febraban, associação que representa os bancos, disponibiliza um serviço especial e gratuito para que o consumidor possa comparar as tarifas de 30 instituições financeiras por meio da internet. Nele existe um item específico para as chamadas contas de serviços essenciais. O cliente pode inclusive calcular os valores das taxas individuais e simular quanto vai pagar pelos serviços adicionais. <Fonte>

((Nota do blogger: O nome do blog é humor com ciência. Onde está a parte engraçada nesta reportagem?))

Acesso em 05 de Janeiro de 2019.

Comentários