#222 Você é esforçado ou teve sorte?

Muitos defendem o cargo que possuem e o salário que recebem usando como argumento o próprio mérito, mas esquecem que existem outros fatores que influenciam no futuro profissional.

Não estou dizendo que você (leitor) não merece o cargo que tem ou o salário que recebe. É preciso analisar o todo, antes de achar que o que acontece com você acontece com todo mundo. Um lembrete matemático importante: não podemos pegar um caso apenas e tomar como regra geral.

Ao analisar a foto a seguir, composta por ministros do STF, podemos ver duas mulheres brancas, um negro, e oito homens brancos.

O Joaquim Barbosa, o único negro na foto, é um ponto fora da curva? Deveriam existir mais ministros negros?

Se olharmos no IBGE educa, veremos que 9,1% dos brasileiros se declararam como pretos. Matematicamente, temos uma representação dentro do esperado na foto. Por outro lado, no Brasil, temos cerca de 51% de mulheres, mas na foto vemos algo por volta de 18%. Ah, outra coisa, depois de uma pesquisa rápida, descobri a origem de cada ministro e percebi que a maioria é do sudeste.

Será coincidência? Você acha que isso acontece apenas por mérito ou faltam boas oportunidades para todo mundo? Será que há um fator biológico por trás das escolhas de cada um ou tudo é uma construção social? Já pensou que pode ser tudo isso junto e misturado?

A seguir, assista ao vídeo de um documentário norueguês bem interessante, que trata sobre o paradoxo da igualdade.

A seguir (parte 2, a revanche), uma tirinha bem legal que retrata uma situação que pode ser bem mais comum do que a gente imagina.

Essa história em quadrinhos foi feita pelo ilustrador Toby Morris e traduzida livremente pelo Catavento. Caso queira conferir a versão original, clique aqui.

Aproveitando o tema, a revista The Economist juntou vários estudos feitos nos Estados Unidos que falam sobre a ideia de que a meritocracia não é a única responsável pelo sucesso de uma pessoa. Existem outros fatores que são mais importantes do que o esforço individual. Não acredita? Clique aqui.

Caso você tenha preguiça de ler ou não manja de inglês como eu, o vídeo a seguir explica tudo direitinho. Confere aí.

Muitas pessoas defendem a meritocracia com unhas e dentes, independente dos fatores externos que influenciam no resultado final. Na verdade, o que está por trás do sucesso tem muito mais a ver com o trabalho que é oferecido do que com o esforço investido.

Pra finalizar, em resposta a um vídeo do Pirula sobre meritocracia, o Rafael do canal Ideias Radicais fez um vídeo sobre o assunto. Inclusive, mostra alguns pontos interessantes sobre o tema que nos faz pensar sobre a tirinha acima. Dá uma espiada aí. 😉

Para saber mais:

Acesso em 25 de Dezembro de 2022.

Comentários