A velocidade de propagação das ondas sonoras é de aproximadamente 1.200 km/h. É isso aí que você leu, malandro. Quando a sua mãe grita por você na rua, seu nome está viajando a uma velocidade altíssima. E olha que estamos levando em conta a propagação do som no ar, que é um meio gasoso.
Agora, se ao invés de ar, nossa atmosfera fosse feita de algo sólido como o ferro, a que velocidade o grito da sua mãe estaria? Pasme, cerca de 18.500 km/h.
Uau! =O
Tá, mas o que acontece quando se ultrapassa a velocidade do som?
Alguns aviões já fizeram isso, dá uma olhadinha no efeito.
Mas como funciona, o que acontece? Calma, relaxa, o professor Douglas vai explicar.
Quando um avião se move em velocidades altas, coisas legais e ruins acontecem. Veja um caso que ocorreu aqui no Brasil.
Um pouco assustador, mas foi da hora, fala aí?
O piloto não quebrou a barreira do som, pois, segundo a Força Aérea Brasileira, estava a 1.100 km/h. Mesmo assim, a perturbação no ar chegou a quebrar vidraças do prédio do STF. De acordo com algumas fontes, o estrago custou cerca de 35 mil reais e o afastamento do piloto.
Bom, vimos até agora que é preciso estar num avião para quebrar a barreira do som, não é? Mas é possível fazer isso sem estar num caça?
Opa, claro que sim!
Assista ao vídeo a seguir e veja um cara que conseguiu ultrapassar a velocidade de 1.200 km/h sem precisar de avião.
Sacanagem! XD
Sem zoeira agora, vai!
Teve um cara de que conseguiu quebrar a barreira do som e não foi o Homem de Ferro. Em Outubro de 2012, Felix Baumgartner pulou (ISSO MESMO QUE VOCÊ LEU, ‘PULOU‘) de uma altura inimaginável: 39 mil metros. MANO, 39 MIL METROS!!! Já me caguei todo.
Felix alcançou a velocidade de 1.340 km/h. Pois é, amigo, não dá pra acreditar, mas ele fez isso mesmo. Assista aí o salto do cara e se cague todo.
- Velocidade do som;
- Austríaco supera a velocidade do som;
- Ondas sonoras;
- Estrondo sônico;
- Voo supersônico e vidraças quebradas.
Acesso em 25 de Dezembro de 2018.
Comentários