#213 Posso beber a água da chuva?

Só uma introdução básica antes de responder à pergunta do post.

“Apesar do nível do Sistema Cantareira ter subido nesses últimos dias, temos de lembrar que o período de estiagem ainda está por vir. Vale ressaltar também que, não é porque o nível está subindo que o problema acabou, a chuva que caiu nessas últimas semanas recuperou apenas a 2ª cota do volume morto. Estamos longe de alcançar os 30% para completar a 1ª cota do volume morto e chegar aos 0% de volume útil.

É, filhão, o negócio ainda tá feio!

Pois saiba você, cidadão, que podemos aproveitar a água da chuva. Dá só ‘uma olhadinha’ no que eu encontrei ao visitar o site do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Eles lançaram um manual de como aproveitar a água da chuva, desde a captação até a utilização.

Dentro desse manual, você vai encontrar a resposta para a pergunta do post. Caso não tenha paciência de ler, eu deixei logo abaixo.

 

Vimos que NÃO podemos beber a água da chuva. É claro que, se não tiver jeito (em último caso), antes de beber essa água, devemos seguir os passos mostrados no manual, na página 8 e 9.

 

Além desse achado, também encontrei um vídeo que ensina a montar um coletor de água de chuva. Óia aí.

 

No vídeo a seguir, o pessoal da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) dá algumas dicas de como construir um dispositivo para captar e aproveitar a água da chuva.

 

É pessoal, nesse período difícil, até quem não gosta de água sente falta dela.

 

E não esqueça de compartilhar este post.

Ah, pra finalizar o post com chuva chave de ouro, ouça a música “Chover” do grupo Cordel do Fogo Encantado.

Para saber mais:

Acesso em 25 de Dezembro de 2018.

Comentários