Os trio de cientistas japoneses foi laureado no dia de hoje (07.10.2014) com o prêmio Nobel de Física pela invenção dos LEDs azuis. São eles:
- Isamu Akasaki, da Universidade Meijo, Nagoya – Japão.
- Hiroshi Amano, da Universidade de Nagoya, Nagoya – Japão.
- Shuji Nakamura, da Universidade da Califórnia, Santa Bárbara – EUA.
Cada um recebeu um terço do prêmio em dinheiro (8 milhões de coroas suecas – US$ 1,1 milhão).
Tá? Mas o que são LEDs?
LED é a sigla em inglês para diodo emissor de luz (Light-emitting Diode). Em linhas gerais, trata-se de um material semicondutor, ou seja, com capacidade variável de conduzir corrente elétrica e que transforma essa energia elétrica em luz, uma forma de energia que contém “partículas” denominadas fótons. Esses fótons são liberados pelos átomos que compõem esse material.
Por não possuírem filamentos incandescentes, os LEDs são muito mais eficientes que as lâmpadas convencionais, cuja produção de luz envolve o aquecimento do filamento interno. Nesse caso, grande parte da energia utilizada é dissipada na forma de calor. Nos LEDs, essa dissipação não ocorre (ou ocorre muito pouco) e a maior parte da energia elétrica é usada na geração de luz, aumentando a eficiência desses dispositivos.
►Para saber mais:
- “for the invention of efficient blue light-emitting diodes which has enabled bright and energy-saving white light sources”;
- Alfred Nobel (inglês).
Acesso em 26 de Fevereiro de 2019
Comentários