Se você alguma vez já assistiu aos filmes da saga Star Wars, você deve se lembrar, em Episódio V – O império contra-ataca, que Luke Skywalker viaja ao planeta Dagobah para receber o treinamento Jedi do mestre Yoda e dominar a Força, assim como seu pai fez.
Em uma das etapas desse treinamento (vai saber o motivo!), Luke fica de cabeça para baixo, apoiado com apenas uma das mãos, enquanto mestre Yoda equilibra-se sobre um de seus pés; algo bastante improvável para ser feito por alguém que não seja um Jedi.
Pois bem, foi com essa cena que o físico norte-americano Rhett Allain calculou a massa do grande mestre Jedi. Para isso, Allain fez as seguintes aproximações:
-
- Dagobah seria um planeta como a Terra;
- A massa de Luke e sua distribuição pelo corpo é igual a de um ser humano normal (estamos assumindo aqui que Luke Skywalker não é nenhum alienígena!);
- Luke teria uma altura média de 1,75 m e uma massa média de 68 kg.
- As únicas forças externas atuantes são a força gravitacional e a força que empurra Luke para cima.
Além disso, ele considerou que os seres humanos possuem cinco pontos de massa: o torso (mt), os braços (ma) e as pernas (ml). A partir dessas aproximações e por meio de uma série de cálculos, Allain conseguiu determinar a massa do Yoda (my) como sendo -43,7 kg!
O que significa, no entanto, uma massa negativa?
Nesse contexto, significa que para Luke ficar equilibrado naquela posição, mestre Yoda teria que puxá-lo para cima, ao invés de empurrá-lo para baixo. Isso só seria possível com uma massa negativa ou com auxílio da Força!
As equações matemáticas que Rhett Allain utilizou para determinar a massa de Yoda, são:
A explicação mais detalhada do método utilizado, das variáveis e das equações estão aqui.
Curtiu? Deixe seu comentário!
Acesso em 26 de Fevereiro de 2019
Massa negativa? Que Da hora, a Física demonstrando a força. |,o
Foda né?