Já pensaram, em algum momento da vida, como seria ser um super-herói, desses de histórias em quadrinhos, tipo Marvel ou DC? Tipo o Homem-Aranha, Batman, algum dos X-Men…
É comum (eu acho) sonharmos com isso quando somos crianças; pensar em combater o crime, em capturar vilões, em usar uniformes e máscaras para salvar o dia e manter nossa identidade secreta, tudo isso tendo que ser dividido com as responsabilidades de uma pessoa comum da mesma idade: trabalhos da escola, provas e lições de casa etc.
Infelizmente, à medida que crescemos e que vamos aprendendo um pouco mais, percebemos que obter tais habilidades que nos permitiram escalar paredes ou regenerar ferimentos com altíssima eficiência e velocidade são mera ficção, e a Ciência lista vários argumentos do porquê isso não é possível. No entanto, essa mesma Ciência, muitas vezes dá sinais de que é tão vilã assim no seu papel de destruir sonhos infantis.
Um grupo de cientistas liderados pelo professor e engenheiro Axel van de Walle, da Brown University, em Rhode Island, Estados Unidos, conseguiu criar uma liga metálica formada pelos elementos químicos háfnio (Hf), carbono (C) e nitrogênio (N). Por meio de simulações de computador, eles puderam calcular a composição ótima dessa liga que possui uma temperatura de fusão igual a 4.126 °C. Para se ter uma ideia, a temperatura média da superfície do Sol é 5.500 °C! (Menor que a temperatura do Tocha Humana, em Supernova!!!)
|
Fórmula molecular da liga metálica mostrando a porcentagem dos elementos químicos que a constituem. |
A vantagem em criar materiais por simulações de computador é que dessa forma é possível testar diferentes substâncias em diferentes composições a um custo muito menor e prever quais seriam suas propriedades. O passo seguinte da pesquisa seria sintetizar essa liga metálica em laboratório e testar outras propriedades, como resistência a oxidação ou propriedades mecânicas para entender melhor seu comportamento em um ambiente real com diversas variáveis atuantes.
Uma possível aplicação desse material seria no desenvolvimento de novos tipos de escudos térmicos para naves espaciais. Além disso, sua síntese o tornaria um grande candidato para criar o
adamantium, a liga metálica fictícia que reveste o esqueleto do X-Man Wolverine!
Curtiu? Deixe seu comentário!
►Para saber mais:
Acesso em 27 de Fevereiro de 2019
Comentários