Isso mesmo! Bom, pelo menos não é SOMENTE gelo. Trata-se de uma substância chamada hidrato de metano. Ela é formada por moléculas de gás metano (o mesmo gás que compõe o combustível GNV) aprisionadas em cristais de gelo que funcionam como “gaiolas”. A estrutura dessa substância pode ser representada da seguinte maneira:
Representação da estrutura do hidrato de metano. A molécula de metano fica aprisionada na estrutura do cristal de gelo, que atua como uma espécie de “gaiola”. Fonte: O gelo que pega fogo
|
Mas de onde vem essa substância?
De forma simplificada, podemos entender o seu surgimento da seguinte maneira: a matéria orgânica entra em decomposição e gera, dentre algumas substâncias, gás metano. Esse gás, quando gerado no fundo dos oceanos, devido à baixa temperatura (próxima à temperatura de congelamento da água), pode ficar aprisionado nos cristais de gelo que se formam.
E por que ele pega fogo?
O gás metano, como já foi dito, é um combustível, e é inflamável, ou seja, pega fogo! Portanto, à medida que a temperatura aumenta, as moléculas desse gás são liberadas e entram em combustão. Como resultado, temos o efeito mostrado no vídeo.
Bonito de ver, não acham?
Curtiu? Deixe seu comentário!
►Para saber mais:
- O gelo que pega fogo;
- Gelo que pega fogo é descoberto no Japão e pode ser fonte de energia;
- Hidratos de metano: um interesse crescente.
Acesso em 26 de Fevereiro de 2019
Comentários