DNA – Daremos Nomes Aleatórios
Não chore, nem tudo nessa vida tem final feliz! Quase sempre nem tem final.
Agora, vamos falar sobre algo relevante. ¬¬
A vida veio de fora ou surgiu aqui na Terra?
Pensar sobre a origem da vida não é algo novo. Há milênios, importantes pensadores abordaram tal questão. Anaxágoras, filósofo pré-socrático, era a favor da Panspermia, teoria que defende a ideia de que a vida veio do espaço. Em contrapartida, há mais de 2000 anos, a teoria da Geração espontânea, que advoga a favor da origem da vida a partir de matéria não viva, era a “menina dos olhos” da ciência.
Durante a idade média, pessoas importantes como Isaac Newton, Santo agostinho e René Descartes eram defensores de tal teoria. No século XIX, a teoria da geração espontânea foi refutada definitivamente por Louis Pasteur. (Chupa essa, Newton!)
Descartada a hipótese de geração espontânea, adotou-se a biogênese, teoria que afirma que a vida surge de outra preexistente. Embora tenha tapado alguns buracos da antiga teoria, ela não explica como se dá o processo de surgimento de uma espécie a partir de outra.
Hoje em dia, a origem por evolução química, aceita pela comunidade científica, é a teoria que afirma que a vida surgiu de uma sopa primordial, uma mistura de compostos orgânicos simples.
Para complementar o que você acabou de ler, cadastre-se no site da Tv Escola e assista ao vídeo “As origens da vida” da série COSMOS de Carl Sagan: tvescola
P.s.: Quero deixar registrado aqui os nomes de alguns amigos que participaram do projeto inicial da HQ:
– Rafael Mangaba (foi embora antes do combinado)
– Fabiano de Souza
– Daniel Forrest
►Para saber mais:
- A origem da vida e vida extraterrena;
- Origem da vida na Terra;
- Ácido desoxirribonucleico;
- Homem microscópio.
Acesso em 05 de Janeiro de 2019.
Comentários