Comemorado no dia 31 de outubro, o Halloween (ou, como conhecemos, “Dia das bruxas”) tem suas raízes no calendário celta, há mais de 2.000 anos. A celebração dessa data não tinha, pelo menos no início, alguma ralação com bruxas. Era apenas um festival em que se comemorava a passagem do ano.
Segundo alguns historiadores, parte da tradição do Halloween pode ser associada ao Samhaim. Acreditava-se que as almas retornavam para visitar seus familiares, buscar alimentos e se aquecerem no fogo da lareira.
Assista a seguir ao vídeo: “A verdadeira história do Halloween”.
A lenda do Jack O’Lantern, vulgo abóbora com vela
Um ferreiro irlandês chamado Jack teve a infelicidade de topar com o ‘coisa-ruim’ num boteco. Algumas pessoas dizem que foi na noite de Halloween.
Jack tinha bebido muito e estava prestes a cair nas mãos do ‘encardido’, quando teve uma ideia. Ofereceu sua alma em troca de um último drinque e avisou que não tinha dinheiro para pagar.
Diante da situação, o ‘senhor das trevas’ se transformou em uma moeda para pagar o barman, mas Jack, o malandrex, pegou a moeda e a colocou em seu bolso que tinha uma cruz de prata. Isso impediu o ‘capeta’ de voltar a forma original.
Depois dessa pegadinha com ‘mefistófeles’, Jack o solta sob a condição de ficar livre durante um ano. Sem ter saída, o ‘capeta’ aceita.
No ano seguinte, Jack aplica mais uma pra cima do ‘cramulhão’. Antes de ir, Jack convence o ‘encardido’ a subir na árvore para pegar uma fruta. Logo em seguida, ele desenha uma cruz na casca da árvore e o prende novamente. Depois de ser trolado novamente por Jack, o ‘tranca-rua’ promete não incomodá-lo mais e não reclamar pela sua alma novamente.
Pouco tempo depois, Jack morre e sua alma ruma em direção ao paraíso.
Entretanto, Deus, o todo poderoso, não permitiu que tal figura repugnante ficasse no reino do céu. Além disso, Jack foi recusado pelo ‘tinhoso’, pois, como prometido, o ‘sarnento’ não reclamaria pela alma dele. Para não deixar Jack vagando pela escuridão, o ‘rabo-de-seta’ lhe deu um carvão em brasa do fogo do inferno para iluminar o seu caminho. Jack pegou o carvão, o colocou dentro de um nabo e tem andado pela Terra desde então.
►Para saber mais:
- A história do Halloween;
- Jack, o malandrex;
- História do Halloween;
- Festival da passagem do ano dos celtas;
- History of Halloween.
Acesso em 01 de Janeiro de 2019.
Comentários